segunda-feira, 1 de novembro de 2010

WWW.TRILHADOCAMINHO_DAESCOLANAERADIGITAL.COM

COM O LOGIN NOSSO PRIMEIRO PASSO
Tudo começou com uma atividade de prática docente como estagiária do 8º semestre do curso de Pedagogia – Licenciatura – e, as reflexões sobre esta atividade. Para o estágio foi elaborado um Projeto e desenvolvido em uma turma de 5ª ano do ensino fundamental de nove anos, turma 56, da Escola Municipal na periferia do município de Gravataí. Os dados referentes à Escola e turma já foram citados antes.
Um dos objetivos do projeto foi Incluir os alunos e a Escola no mundo tecnológico. Muitas incertezas tive ao elaborar este objetivo, pois como diversificar as atividades e atingir as diversas áreas do conhecimento necessários dentro do currículo desta série e com o uso de tecnologia como recurso pedagógico, sendo que a Escola não possui um Laboratório de Informática ativo? Não desisti facilmente e norteada pelas palavras de Freire: “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo.” (FREIRE, 1996, p.24) almejei que minha prática não ficasse apenas nas palavras, pois o pensar e o fazer diferenciado são de suma importância na construção de uma ação pedagógica onde professor e alunos construirão a aprendizagem.
Com todas estas mudanças proporcionadas pela inclusão de minha turma no mundo tecnológico surgiu o interesse por esta pesquisa que apresento a Tecnologia como perspectiva e as diferentes mídias fazendo parte do processo de inclusão em minha escola Realizando uma análise mais profunda sobre estas mídias nas relações dos profissionais e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Perguntas que ficaram no meu pensamento quanto a este assunto:
Como as TICS podem auxiliar na proposta pedagógica da Escola?
Como incluir os meus colegas professores digitalmente?
Será que os colegas vão utilizar esta tecnologia como recurso para sua área, ou só por levar os alunos para passar o tempo?
Como programar aulas com um laboratório de informática bem equipado?
Estas aos poucos serão respondidas e o importante é ressaltar que estes foram os primeiros passos para a inclusão digital de minha Escola. e destas questões surge a questão norteadora a ser respondida : “Quais os efeitos do uso de Tecnologia em uma escola da periferia de Gravataí?”.

Nenhum comentário: