segunda-feira, 29 de novembro de 2010

4 URGENTE: AJUDA E SUPORTE NA ANÁLISE DE NOSSAS AÇÕES!

Recuperando postagem da Semana de 30 a 05 de maio:
Para responder a questão que norteou meu TCC: “Quais os efeitos do uso de Tecnologia em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre?” me debrucei em minhas anotações e a colocação da frase em meu TCC : URGENTE: AJUDA E SUPORTE NA ANÁLISE DE NOSSAS AÇÕES, é a reflexão dos dados coletados em minhas observações e questionários desta pesquisa.
TURMA 56 - MEUS ALUNOS
Os alunos da escola demonstram estarem preparados para um ensino diferente onde ao apropriarem-se destas novas maneiras de aprender irão modificar a realidade em que vivem, com capacidade de análise e crítica frente ao mundo tecnológico. Neste estudo os alunos fizeram o papel de co-pesquisadores participando ativamente da inclusão da escola na era digital. Durante este tempo, confesso mais aprender do que ensinar, pois na realidade fui mediadora de aprendizagem, e esta se deu de forma compartilhada.
É importante ressaltar que estimulando a curiosidade de meus alunos, motivando-os com aulas diferentes, novas formas de ensinar e aprender foram sendo constituídas. Uma aprendizagem que obtive foi que para trabalhar em novos ambientes, como o LI da escola, é necessário modificar a maneira da disposição dos alunos em aula. Na maioria das aulas, eles ficavam sentadinhos um atrás do outro, bonitinhos e enfileiradinhos. Eu sabia que isto não estava muito certo, mas faltava coragem de mudar e ficava pensando: e se minha turma ficar indisciplinada, o que vou fazer? Comecei a mudar aos poucos. A cada dia, há uma nova maneira de colocar os alunos para trabalhar. Em duplas, em trios, em círculo, no pátio, nos arredores da escola, caminhando lado a lado, na sala de aula em pé, quando necessário para os trabalhos. Hoje fico sem medo e à vontade, pois percebi o crescimento na aprendizagem e a boa convivência dos alunos uns com os outros e comigo.
Os pioneiros na navegação virtual na escola, turma 56, me trouxeram um grande aprendizado e aprenderam muito também. Pelas colocações em aula e pelas respostas que colocaram nos questionários, foram além de lidar com a ferramenta, compartilharam com o grupo dúvidas e experiências, como no momento em que ensinavam uns aos outros, ou quando colocaram que sua aprendizagem na leitura, escrita e matemática melhoraram.

Nenhum comentário: