segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TRANSFORMAÇÕES NA ESCOLA NOVA CONQUISTA!

RECUPERANDO POSTAGEM DE 13 A 19 DE SETEMBRO:
E OS PROFESSORES?
Nas transformações por que a escola passa o papel do professor seria de estar sensível a estas e modificar suas formas de ensinar. É possível dizer que o mundo muda muito rápido, mas a escola modifica lentamente. Estes avanços, os da escola, estão ligados aos docentes que nela atuam.
Quando nos indagamos sobre o papel do educador, tem-se a visão de educação e aprendizagem, onde o professor aprendeu em seus bancos acadêmicos para ensinar. É suposto que as escolas pelo qual passam nossos educadores estão no mesmo impasse em que a que estes passaram a atuar, ou seja, ainda não preparados para esta inclusão na era digital. A partir da pesquisa de meu TCC com os professores da minha escola, constatei que os mesmos não estão preparados ou não se sentem habilitados para incluir em suas aulas as novas tecnologias. Compreendi que o mundo tecnológico está muito distante para alguns professores, até mesmo no que diz respeito às suas vidas pessoais, confirmando que a formação que estes receberam para serem professores não foi adequada ou precisa ser atualizada.
Como pesquisadora participante, acredito ter tido um papel de motivadora no uso do laboratório de informática e sua integração ao currículo escolar. Penso que integrar tecnologia, nas instituições escolares, seja uma maneira diferente de construir conhecimento. Vejo por parte dos educadores de minha escola uma grande intenção em apropriação das novas tecnologias. Isto se pode perceber a partir do momento em que resolveram adquirir um projetor multimídia, mesmo sem saber utilizá-lo. Sei que não é fácil mudar nossos paradigmas de ensino, principalmente porque ensinando com as novas tecnologias, somos aprendizes junto com os alunos. Eu mesma só comecei a mudar quando iniciei o curso no PEAD. Não espero que meus colegas mudem de uma hora para outra, mas a intensidade de interesse em aprender deles é muito forte e acredito ser possível.

Nenhum comentário: