segunda-feira, 1 de novembro de 2010

METODOLOGIA DO TCC!

Para escrever meu Trabalho de Conclusão de Curso tive que ler muito sobre metodologias, pois a prática da Pesquisa de cunho qualitativo e participante já tinha. Depois de muitas leituras descobri que como educadores somos sempre pesquisadores e que nossas ações, por mais que seja, nossas estão embasadas por uma teoria.
Algumas questões sobre a metodologia que aprendi a parte teórica:

Acredito que depois destes momentos vivenciados no estágio de forma tão prazerosa tenha sido o início da vontade de pesquisar sobre este assunto. Comecei então a realizar observações em minhas aulas, em conversas com outros alunos da Escola, e nas falas de meus colegas quando estes se referiam ao tema. Iniciei então anotações sobre tudo que ouvia. Estava vendo as mudanças que minha prática de estágio causava na escola.
Iniciou se um caminho de uma pesquisa participante que segundo Demo (2000, p.21), esta “é ligada à práxis, ou seja, á prática histórica em termos de usar conhecimento científico para fins explícitos de intervenção; nesse sentido, não esconde sua ideologia, sem com isso necessariamente perder de vista o rigor metodológico”. Desta forma pude observar e ao mesmo tempo intervir na realidade circundante e assim provocar situações de mudanças, pois meu objetivo de estágio, de incluir meus alunos e a escola no mundo tecnológico, estava ainda em andamento.

Trabalhar na perspectiva libertadora, conforme afirmou Freire (1984, p. 35), onde a “pesquisa, como ato de conhecimento, tem como sujeitos cognoscentes, de um lado, os pesquisadores profissionais; de outro os grupos populares e, como objeto a ser desvelado, a realidade concreta”, constitui-se num desafio para nós e aceitando este percebi que as observações que realizei foram instrumentos para coletar dados importantes da metodologia que adotei. ( pequena parte de meu TCC)

E assim, como pesquisadora participante deste processo neste momento estou em fase final na análise dos dados de meu TCC, que como caminhos teve observações e questionários para evidenciar minha apredizagem de professora pesquisadora de sua ação.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Maria!

Suas conclusões são coerentes, ou seja, o educador consciente é um aprendiz sempre, é uma satisfação ler o seu depoimento referente ao estágio e o TCC proporcionou o gosta pela pesquisa, que legal!

Obrigada por sua postagem!

Um grande abraço,

Geny