segunda-feira, 10 de maio de 2010

TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA!

Nesta quarta semana de estágio realizei uma atividade no Laboratório de Informática da Escola. Foi no dia 03 de maio, segunda-feira. Em minha escola não tem internet, mas mesmo assim estou utilizando este espaço. São sete computadores funcionando 2 com sistema operacional Windows e 5 com sistema operacional Linux. O nosso trabalho foi para editarmos as fotos das caminhadas na comunidade que realizamos anteriormente.
No laboratório de informática os alunos trabalharam em grupos. Os grupos escolheram as fotos que deveriam escrever.
Eles primeiro olharam todas as fotos novamente e comentaram.
À medida que os grupos escolhiam suas fotos para editar eu ficava com o grupo para mostrar o editor de texto.
Nos computadores do Windows foi mais fácil auxiliar os alunos, pois o editor é o Word 2003. Nos computadores Linux tive que procurar os editores Brofficewriter.
Os alunos escreveram sobre as fotos. Fiquei observando os grupos e percebi que em alguns grupos eles se revezavam para escrever, cada um digitava um pouco. Em alguns grupos houve pequenas brigas, pois apenas um queria escrever.
Com esta atividade que levou um tempo mais longo do que as que já haviam realizado neste ambiente cheguei a algumas conclusões:
*Tenho que testar antes o programa que vou usar, pois nos computadores Linux custei para achar os editores de texto e não consegui colar as fotos para os alunos escreverem embaixo. Já nos computadores Windows não tive problema algum.
*A maneira como os alunos ficaram dispostos ficou muito ruim, pois o espaço entre um computador e outro é muito pequeno. Tenho que ver outra forma para dispor os alunos, como por exemplo, enquanto uns utilizam os computadores os outros realizam alguma outra atividade.
* Devo ajustar o tempo de uso, pois quando é pouco não chega para realizar as atividades, mas quando é muito tempo os alunos ficam cansados.
* Os alunos ficam interessados neste ambiente e acredito que tenho que diversificar mais atividades com jogos.
Meu professor orientador de estágio olhou minhas reflexões sobre esta atividade e comentou com dicas preciosas que aceitei e assim agora estou confiante que a próxima vez será muito melhor.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui trouxeste as reflexões de prática, portanto não é necessário que refaças na semana que vem, certo?