domingo, 25 de abril de 2010

REFLEXÃO PESSOAL DA PRÁTICA!

Para Freire o ato de conhecer tem como pressuposto fundamental a cultura do educando, não para cristalizá-la, mas como ponto de partida para que ele avance na leitura do mundo, compreendendo-se como sujeito da história. Enfatiza o diálogo entre o conhecimento que o aluno traz, enquanto sujeito histórico, e a construção de um saber. Os fundamentos da pedagogia de Freire humanista e emancipatória orientam o professor para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que privilegiem a indagação, a curiosidade, a busca do rigor científico e a reflexão crítica do aluno.
“... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, p. 52).
Com o estágio curricular estou conseguindo praticar e teorizar. No início do curso do PEAD não compreendia como as teorias poderiam estar vinculadas a minha prática, hoje posso ver muito bem isto.
Realizando o estágio em uma comunidade de classe popular percebo que é através do diálogo, e da busca junto aos alunos em ter uma visão de mundo mais crítica, que realmente posso intervir e mediar à aprendizagem significativa de meus alunos.
Nas ações que meus alunos e eu estamos realizando juntos acredito estar ensinando e também aprendendo a modificar a realidade em que a Escola está inserida.

FONTE: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom né, agora tens um bom embasamento teórico para perceber a teoria e prática. As tuas reflexões estão ficando muito boas! ;D