domingo, 18 de abril de 2010

ESTÁGIO CURRICULAR! O INÍCIO!

A semana que antecedeu o estágio foi muito intensa, pois tínhamos que escrever o Projeto de Estágio e também realizar o Planejamento Semanal.
Para o Projeto de Estágio procurei seguir as orientações dadas para o estágio. Durante esta elaboração me vi passeando nas aulas inativas do PEAD, foi muito gratificante, pois além de encontrar ali importantes fontes teóricas para nortear a prática também relembrei os semestres anteriores.
Com o planejamento semanal fiquei sentindo que estava faltando alguma coisa e no desenvolvimento deste com os alunos percebi como é diferente a metodologia de projeto de aprendizagem dos projetos temáticos que estava acostumada. Com a participação dos alunos o projeto vai se desenvolvendo e sendo criado em conjunto. Percebi muito bem as dúvidas e certezas como quando estávamos realizando nosso projeto de alunas. Temos também a pergunta norteadora e com ela um desdobramento maior do que planeje para o Projeto de Estágio. Esta primeira semana foi intensa e percebi que as palavras de Freire, que usei para introduzir meu Projeto de Estágio Curricular estão certas. São elas:

“A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo.” (Paulo Freire, 1996)

Estou também me sentindo segura quanto à orientação de estágio. Meu professor orientador Paulo Slomp e minha tutora Bianca Silva Costa estão presentes neste processo e com muitas dicas para que melhor possa desenvolver este.

Referência: FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. In: _____. Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p.89-101.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Disse tudo!!! heheheh Que bom que consegues perceber, e ter essa visão crítica das coisas. Isso vai facilitar o seu trabalho. E não está sozinha mesmo, lembre-se que existe uma equipe para ajudá-la! Bjs

Paulo Francisco Slomp disse...

Oi Maria Bitelle

Abraços!