segunda-feira, 9 de junho de 2008

Visão de Mundo!Alunos da Maria!

A atividade de espaço e forma 1, me fez refletir sobre a visão que meus alunos tem do mundo!
Achei interessante e vou colocar um pouco da atividade.
EF 1 - INTERDISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Agora elabore um texto que responda as questões: Como seus alunos vêem o mundo? E como eles o representam?
"A relação dos mapas que os alunos realizaram demonstra que a matemática está presente em nossa vida,até para irmos de um lugar para o outro.Geralmente o adulto não pensa que ao realizar o trajeto de seu caminho da escola para casa possa ser uma noção espacial,principalmente porque tiveram que representar mentalmente o itinerário para depois colocar no papel.
Notei que durante a atividade a expressão oral dos alunos é melhor do que conseguem representar no papel, ou seja, quando falam onde moram eles conseguem demonstrar melhor o caminho.
Em um outro dia meu aluno Jorge, desenhou no quadro para mostrar para os colegas uma parte da empresa dele por dentro (fez a planta), ele desenhou como se estivéssemos olhando de cima. Quando questionado por alguns colegas sobre uma máquina que ele representou com uma reta ele então fez o desenho desta de frente, bidimensional. Conseguimos então visualizar o que ele estava querendo explicar.
A visão que meus alunos têm de mundo é muito ampla, pois como adultos trazem consigo uma bagagem inteira de aprendizagens que estou aproveitando para que também possam expressar-se melhor de forma escrita.
A matemática está presente em nossa vida e esta afirmação os meus alunos do EJA, têm presente, pois a utilização da mesma é expressa em todos os momentos de nossas conversas. É muito interessante trabalhar com adultos trabalhadores."

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Maria P. Bitelle seu portfólio contém registros de reflexões e atividades aplicadas com seus alunos, parabéns! O portfólio deve ser uma fonte consulta para prováveis trabalhos no decorrer do Curso.
Deixo o meu abraço e mais vez parabéns!
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS