segunda-feira, 26 de maio de 2008

CURIOSIDADE!!!CURIOSIDADE!!!


Eu,Maria Pinto,aluna-professora ou professora-aluna sou muito curiosa!!

Hoje pensei nas palavras no grande mestre e motivo de minha inspiração PAULO FREIRE,
"A curiosidade é a fonte fundamental do conhecimento: a curiosidade, no fundo, revela interesse e, também, usa interesses. Descobre, gera, eu acho que é assim. Pra mim é um problema sério você não a defender, você não respeitar eticamente a curiosidade das pessoas”
Estou respeitando a curiosidade de meus alunos?Proporciono para ele um ambiente em que sintam-se curiosos?
Refleti e coloquei um pouco de meus pensamentos no fórum do Seminário Integrador IV.
Um recorte do fórum:
"26/05/2008 21:24:15
MARIA PINTO BITELLE
Vou fazer uma colocação sobre o texto “Qual é a questão?” primeiro como aluna, aprendiz e depois quem sabe relacionar a minha prática docente. Não sou uma criança de 5,6,11...anos,mas uma adulta que estuda e pela minha experiência como aluna vejo que as aprendizagens mais significativas que obtive até o presente momento no PEAD foram e são as que incitaram mais minha curiosidade.Estive então a pensar em meu Portfólio de Aprendizagem,onde vamos registrando os significados de nosso saber.Revisei o meu e muito do que coloquei não possui evidências concretas no que aprendi,vejo pelos fracos argumentos que estou usando.Quando as autoras colocam que deveríamos pensar em criar ambientes abertos à explorações e interações,....,efetuar escolhas e ter o tempo necessário para experimentações...”,fico pensando em nossas aulas,onde temos o material variado como as autoras colocam em seguida,mas não temos o tempo tão necessário para aprofundarmos algumas questões.Quando mandamos e-mails falando que as atividades são muitas acredito que como eu meus colegas querem uma oportunidade de aprofundar os temas,de aprender mais.Como aluna questiono:por que não podemos escolher os problemas que queremos investigar?Como dizem as autoras: “E a grade de conteúdos?Ficará mais pobre, ou mais rica no curso de Pedagogia do PEAD? E continuo: quem sabe melhor sobre nossos interesses como educadores?São, colegas, questões para pensarmos um pouco, de longe quero polemizar o fórum e deixá-los curiosos......"

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna e colega Maria entendo a sua colocação, o seu desejo de aprofundar os conhecimentos adquiridos no PEAD e assim suas produções ficariam mais ricas. Seu questionamento como aluna o desejo de escolherem os problemas para investigação, acho de suma importância. Sugiro colocar as suas sugestões para os professores. Sei que nas presenciais não há tempo para essas colocações, mas pode ser on-line, nosso Curso é à distância! Acredito que seria bem aceita pelos professores.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS