terça-feira, 6 de maio de 2008

MEMÓRIAS E EDUCAÇÃO DE MARIA PINTO BITELLE

Esta atividade foi realmente interessante.Com a interdisciplina de Estudos Sociais pude refletir sobre minha trajetória como educadora!
Hoje vejo que a história de minha vida pessoal e profissional é o resultado de uma caminhada de aprendizagens significativas junto com minha família,alunos,colegas de trabalho e desde 2006 junto ao curso do PEAD.
Um recorte do que escrevi sobre minhas MEMÓRIAS E EDUCAÇÃO!
"Hoje acredito que em Estudos Sociais devemos trabalhar a realidade de mundo de nossos alunos, reverem o passado para entender o presente. Atualmente trabalho em uma escola com EJA, na área sócio-histórica. Neste início de ano fiz uma leitura da realidade de minha turma através de pesquisa e felizmente os conteúdos não são mais rígidos como antigamente.
Na etapa III(quinta-série) iremos além de conhecer o que é história e geografia, saber que nós fazemos à história e escrever nossa caminhada, contando fatos da comunidade em que os alunos estão inseridos. Espero que junto aos meus alunos possamos ser agentes transformadores da realidade que aí está principalmente com uma conscientização de que neste ano eleitoral temos um papel muito importante com nosso voto.
Depois da pesquisa para conhecer a realidade de meus alunos e debates com eles em sala de aula o planejamento está sendo organizado por projetos de trabalho, onde o primeiro tema é: O futuro da comunidade depende de nós.
Nosso intuito enquanto educadores é mobilizar a comunidade escolar e local em busca de um futuro sustentável.
Saliento que no decorrer de minha história enquanto educadora foi transformada pela minha trajetória no meu lado profissional e pessoal."

Nenhum comentário: