terça-feira, 17 de junho de 2008

LINHA DE TEMPO!MEUS ALUNOS!


Com minha turma de EJA, Etapa III(5ª Série do ensino fundamental de 8 anos),levei a proposta de trabalho perguntando o que era o tempo para eles. No início os alunos falaram que o tempo era relativo ao clima, se faz sol, chuva. Perguntei novamente e eles começaram a falar que o tempo é a vida que passa, são os anos que vivem é o correr no dia-a-dia. O tempo para alguns é muito curto, disseram que o dia deveria ter 30 horas. Expliquei como é feito à contagem do tempo na história. Falei sobre os dias, meses, anos, séculos, nosso calendário. Mostrei alguns desenhos dos primeiros relógios. Uma aluna me intrigou, pois queria saber quem inventou a ampulheta, fiquei de pesquisar, pois não sei. Coloquei no quadro uma linha de tempo bem simples, onde mostrava os fatos a.C e d.C. Propus a atividade onde eles deveriam escrever em uma linha de tempo sobre os fatos importantes em sua vida. Os alunos encontraram dificuldades para escrever sua linha de tempo, pois não puderam pesquisar sobre sua vida, como no meu caso, com a entrevista para minha linha de tempo. Pedi para que colocassem os fatos que eles lembrassem e que para próxima aula poderiam trazer fatos novos a partir de pesquisa realizada com seus familiares. Concluímos que o tempo passa realmente e que os fatos só ficam na história quando documentados, mesmo em nossa vida. Notamos que para cada um de nós, professora, alunos o tempo passa de uma maneira diferente e que nossas concepções de vida são transformadas conforme passa o tempo, quanto mais vivemos, mais aprendemos.

Nenhum comentário: