quinta-feira, 25 de março de 2010

MEU EU EDUCADORA!

Acredito ser interessante relatar um pouco sobre o ano letivo de 2009.
No ano de 2009 atuava em duas escolas. Em uma nos turnos da manhã e tarde, como secretária da escola e sem turma. A noite tinha um desdobramento de carga horária em outra escola, e atuando em uma turma de EJA.
Durante o ano de 2009 sentia que estava angustiada, pois estava aprendendo muito com as aulas do PEAD, mas não podia aplicar todo este novo conhecimento por não trabalhar como regente de classe em turmas de séries iniciais.
Quando aceitei a função de secretária em minha escola diurna, foi porque na ocasião nenhum colega em tinha domínio na área de informática e nem experiência com documentação escolar e eu tinha. Tudo que aprendia nas aulas do PEAD compartilhava com meus colegas e atuava no conselho escolar da Escola, mas não era isto que queria.
Realizava muitas atividades do PEAD com meus alunos da EJA e algumas com turmas emprestadas.
No recesso escolar em julho de 2009, resolvi depois de muito pensar em falar sobre meus anseios com a Diretora de minha escola diurna e também com a secretária de educação de meu município. Em fim consegui acertar minha vida profissional e trocar para minha verdadeira função, professora. Para que isto ocorresse em setembro de 2009, tive que trocar o turno da tarde para uma escola próxima a minha, onde tinha uma turma de alunos da 4ª série do ensino de nove anos que já haviam passado por cinco professoras, aceitei o desafio e fiquei assim: manhã em minha escola, mas não mais na secretária e sim atuando no projeto da Escola de Laboratório de Aprendizagem; pela tarde na escola próxima com minha turma; à noite em outra escola com turmas de EJA. Acredito que quando comecei a trabalhar novamente com alunos no desdobramento de carga horária em turmas de EJA, em 2008, que me senti novamente professora e então a partir de 2009 senti coragem de mudar e assumir meu eu educador novamente.
Fiquei muito integrada em minha escola da tarde. A parte discente e docente desta escola é muito acolhedora e neste ano de 2010 tenho os turnos da manhã, tarde e noite nesta.
No turno da manhã atuo no Projeto Biblioteca escolar, onde tenho contato direto com todas as turmas. No turno da tarde atuo com a turma de 5ª série do ensino fundamental de nove anos (minha turma para o estágio curricular) e a noite com as turmas de CEREJA da escola.
Sinto-me renovada e maravilhada, porque sei que as aulas do PEAD tiveram grande importância no meu lado profissional adormecido.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

ADOREI! Lindo relato... e a vida de educadora é assim mesmo, sempre se reinventando... forte abraço