domingo, 22 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR - APLICAÇÃO PRÁTICA

PLANEJAMENTO REALIZADO PARA AULA DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO:
MÓDULO 4 - OLHARES SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE


A) Nível/Etapa de Ensino: Ensino fundamental de 9 anos/4º ano
B) Temática Focalizada: Cultura e Diversidade
C) Justificativa:

O intuito de debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade está presente em muitos momentos em nossas aulas, muitas vezes ocultado pelo preconceito e medo de trabalhar as questões étnico-raciais com os alunos.
Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo utilizando-me da forma lúdica da contação de história para atingir a faixa etária de meus alunos.


D) Roteiro das Atividades:

1- JOGO
2- LEITURA
3- PRODUÇÃO TEXTUAL
4- SITEMATIZAÇÃO
E)Descrição das Atividades:

1- JOGO:
1.1) Objetivos:
Valorizar as diferentes formas de estética humana;
Perceber nos contos de princesas como são as características físicas destas.
1.2) Organização da Turma: Alunos divididos em dois grupos,
1.3) Organização dos materiais:Distribuição de 1 ou 2 folhas de ofício por grupo .Um aluno será escolhido pelo grupo como o redator.
1.4) Desenvolvimento:
Os grupos terão um tempo determinado para escrever o maior número de princesas que conhecem das histórias infantis.
Logo após terminar o tempo estipulado os grupos irão apresentar ao grande grupo suas princesas.O grupo que conseguir realizar o maior número irá escolher uma para caracterizar oralmente.
Realizar um debate com os alunos sobre as princesas, suas características físicas e estéticas.
2- LEITURA:
Contação da história “PRINCESA VIOLETA”, Veralinda Menezes, 2006
2.1) Objetivos:
Conhecer o livro da princesa violeta.
Cultivar o interesse pela leitura.
Reconhecer as diferentes estéticas humanas.
Refletir sobre a diversidade ética.

2.2)Organização da turma:
Sentados nas cadeiras, dispostos em círculo.

2.3) Organização dos materiais:
Manuseio do livro e visualização das ilustrações do mesmo.
2.4) Desenvolvimento:
Iniciar com o questionamento: - Será que existem apenas princesas brancas nos contos de fadas?
Agora irei contar para vocês a história da Princesa Violeta.
Falar sobre o livro, mostrar a capa, a autora e o porquê deste livro ter sido escrito.
Iniciar a contação da história.
Realizar um debate com os alunos após a história ser contada sobre as princesas tradicionais dos contos de fadas e a princesa de nossa história.

3- PRODUÇÃO TEXTUAL
3.1) Objetivo:
Exercitar a reescrita da história seguindo uma seqüência lógica de idéias.

3.2)Organização da Turma:
Dividida em grupos de 4 alunos
3.3) Organização dos Materiais:
Folhas pautadas para os grupos.
3.4) Desenvolvimento:
Realizar a reescrita da história em grupos. Correção das histórias com o uso do dicionário e o auxílio da professora. Após os grupos irão apresentar para o grande grupo e irão utilizar seus textos para a sistematização que será a montagem de um painel.

4- Sistematização:
4.1) Objetivo:
Incentivar a expressão artística.
4.2) Organização da turma:
Divididos em grupos de 4 alunos, os mesmos do item 3.
4.3)Organização dos materiais: Folhas de ofício, materiais para pintura, cola, papel pardo.
4.4) Desenvolvimento:
Os grupos irão realizar a ilustração da sua reescrita da história da Princesa Violeta.
Iremos montar um painel coletivo com as histórias e os desenhos produzidos pelos grupos para ser exposto no saguão da Escola.
OBS: Esta aula foi inspirada por uma colega que me emprestou o livro “PRINCESA VIOLETA”, para que pudesse organizar o planejamento das minhas aulas sobre o Dia da Consciência Negra. No início encontrei muitas dificuldades em saber o que fazer com o livro, mas em pesquisas na internet observei que este livro é muito divulgado, encontrei vídeos com as músicas do livro e outras matérias sobre o mesmo. Estou elaborando um projeto para trabalhar com os alunos sobre este tema e esta será minha aula motivadora ou a primeira aula de meu projeto.

ESTA AULA FOI DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 16 a 20 de NOVEMBRO COMO PARTE DO PROJETO: DIVERSIDADE E CULTURA
Reflexões sobre a prática:
Os alunos ficaram muito empolgados com o jogo proposto, colocaram o nome de várias princesas que conheciam.Quando apresentei a PRINCESA VIOLETA ficaram encantados, com o livro e a história de sua autora, que é brasileira, este fator chamou muito a atenção dos alunos e também que a princesa era negra. Falaram que hoje em dia tem também bonecas negras, fizeram a relação do preconceito e racismo, assim como a diversidade existente em nossa Escola.
Realizamos a reescrita da história e montamos um painel.
Levei os alunos para sala de vídeo, onde eles escutaram a música, Princesa Cor de Bom Bom, que é da mesma autora do livro.
Depois do trabalho realizado, a turma decidiu fazer no dia 20 de novembro, onde iria ter em nossa escola uma atividade diferenciada, uma apresentação dos trabalhos e reflexões que realizamos durante a semana. Foi incrível a desenvoltura dos alunos na demonstração de seu painel.Eles explicaram todo o planejemento aplicado e demonstraram que a diversidade e cultura é um assunto que devemos ter na escola em vários momentos do ano, pois um conto de fadas não tem data certa para ser contado aos alunos.
Os alunos também apresentaram a música da Princesa Cor de Bom Bom e para minha surpresa uma aluna veio vestida de Pricesa Violeta ( isto não combinamos na tarde anterior).
Com os alunos aprendi que em um planejamento surgem desdobramentos sobre a curiosidade dos alunos, onde estudamos também as oriegens de cada um e culturas de suas famílias, como foi o caso das bonecas, que eles trouxeram para aula e falando com suas mães, pais, constataram que antigamente não existiam bonecas negras.
Pesquisamos no Laboratório de Informática sobre o livro e juntos olhamos a repercussão deste em nosso país. Eles ficaram muito interessados na biografia da autora, pois ainda não tinham estudado biografias antes. Conversamos muitos sobre a questão de autoria e estamos trabalhando em um livro, pequeno, com histórias escritas pela turma.
A importância de desenvolver projetos de aprendizagem com os alunos ficou muito clara em minha visão sobre o ato de planejar.Esta arquitetura pedagógica fará parte de minha práxis e devo muito disso ao PEAD.

Nenhum comentário: