terça-feira, 15 de setembro de 2009

O QUE É PLANEJAR? **

Na Interdisciplina de Didática a atividade que levou-nos a refletir sobre o papel e a importância do planejamento escolar, levou-me a pensar sobre a questão com muita profundidade, pois depois de ler o texto recomendado pela atividade (Planejamento: em busca de caminhos, RODRIGUES, Maria Bernadette Castro) me fez pensar nas questões?
*Será que estou planejando de maneira correta as minhas aulas?
*Que tipo de atividades realmente envolve e são significativas para meus alunos?
No texto a autora relata como eram realizados os planejamentos no início da década de 80 e sua experiência como professora e supervisora. Faz referências aos planejamentos realizados para muitas vezes ficarem arquivados em gavetas. No decorrer da leitura ela coloca o que é planejar e por que.
Em muito pude perceber que hoje não possuo um bom planejamento, com todos os passos sugeridos pela autora citada acima. Minhas atividades são bem elaboradas e anotadas. Nem tudo está ruim, mas logo após a leitura do texto e realização da atividade pedida fiz uma boa olhada em meu diário de classe e estou tentando melhorar esta parte para que com mais registros possa saber que caminhos seguir.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá, percebo que com essa disciplina vocês professores estão se auto avaliando... que bom! Então, quais pontos você acha que poderia melhorar em seus planejamentos? Que tipo de atividades realmente envolve e são significativas aos alunos? Abraços



*