domingo, 20 de setembro de 2009

EDUCAR, PARA QUE???**

"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."Paulo Freire
Com as palavras do mestre surge sempre a pergunta: Que educador sou? Aquele que teoriza lindamente sobre o que lê? Aquele que leva da teoria a prática, ao dia a dia junto aos alunos?
Com o passar dos dias este semestre vejo que muito ainda tenho que fazer para atingir o que almejo como educadora.
Muitas vezes sou um pouco utópica!
Meus alunos do EJA são especiais, pois me proporcionam momentos de reflexão sobre o mundo que está ai, com todas as desigualdades sociais a cada aula.
Acredito estar registrando melhor as impressões de minha prática, articulando com o planejamento que realizo com meus colegas de escola semanalmente.
Um mundo melhor é o que todos sonham, onde o trabalho e a escola seja um direito de todos e não apenas um parágrafo de uma lei bem escrita.
Em minha última aula com os alunos vivenciei junto a eles as experiências que possuem sobre trabalho e geração de trabalho e renda. Conversamos sobre as possibilidades de em uma forma mais cooperativa e solidária um ajudar o outro e assim determinar maneiras de melhor viver. No mundo de trabalho de meus alunos a maioria possui trabalho informal e desconhecem as leis que os amparam. Penso ser um começo, refletir junto com eles para que possam melhorar seus projetos de vida.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Acho ótimo! Uma vez que são jovens e adultos no mesmo ambiente, muitas aprendizagens ocorrerão para além dos conteúdos. Abraços

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Maria não deixe de fazer suas postagens semanalmente para não acumular! Abraços!

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marta! Por onde andas? As postagens estão atrasadas... Abraços