quinta-feira, 7 de agosto de 2008

REFLEXÃO DO EIXO V – PEAD

ATIVIDADE 1 -SEMINÁRIO INTEGRADOR V -B

Com o passar do tempo no PEAD as minhas expectativas pessoais e profissionais estão cada vez mais acentuadas, pois quanto mais me enredo na arte do aprender vejo o quanto ainda tenho que aprender em todos os aspectos de minha vida.
Voltando ao semestre anterior acredito que no início tinha muitas aspirações e com o passar do semestre algumas foram frustradas. Acredito que estas foram idealizadas a partir da minha docência com as interdisciplinas trabalhadas e no decorrer do semestre estas não se encontraram com minha realidade prática, pois trabalho com projeto EJA, ensino de jovens e adultos e muitos dos temas trabalhados ficaram fora da realidade de minha atuação.
Quanto ao Eixo V estou aguardando sem muita empolgação, pois não quero ter o sentimento de tarefas não praticadas novamente, vejo que nem sempre a teoria do curso se aproxima de nossa prática. Tenho em mente que esta situação é devida aos professores de nosso curso, o PEAD, não conhecerem de perto a realidade de onde nós trabalhamos, ou com que séries trabalhamos.
Estou pronta para refletir, argumentar e hoje me sinto até a vontade para refutar com as questões que não concordo.
Espero continuar trilhando o caminho da autonomia, que iniciamos no Eixo IV, mas uma autonomia compartilhada, com parceiros. Os fóruns de discussões foram de grande valia para meu desenvolvimento e a continuidade destes é de suma importância.
Vou rever meu plano individual de estudos e traçar objetivos que possa atingir no decorrer do semestre.
Mais uma vez coloco que a qualidade deve ser maior do que a quantidade, no aspecto das atividades, pois quanto mais aprofundamento teórico obtiver melhor será para compreender nossa prática.
Ouso neste momento citar algumas palavras do mestre Paulo Freire:
“A consciência do mundo e a consciência de si como ser inacabado necessariamente inscrevem o ser consciente de sua inconclusão num permanente movimento de busca (...).” (Pedagogia da Autonomia, 1997. PAULO FREIRE).
Sou um ser inconcluso buscando, rebuscando...

Um comentário:

Geny disse...

Prezada Maria Bitelle analisando a sua reflexão referente às suas expectativas para o semestre que estamos iniciando, posso dizer que no decorrer de nossos estudos sempre nos deparamos com informações que não vão de encontro com nossa realidade e concordo pois já trabalhei com regente de classe e como coordenadora do EJA, desejo que as intredisciplinas desse semestre venha ao encontro de sua realidade. Concordo com sua colocação: “que a qualidade deve ser maior do que a quantidade, no aspecto das atividades”.
Agradeço pela postagem da atividade um, parabéns!
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador V
PEAD/FACED/UFRGS