segunda-feira, 21 de abril de 2008

REFLEXÃO SOBRE DEFESA DA SÍNTESE!!!!

Refletir sobre algo que já vivemos nos faz remeter ao passado e puxar em nossas memórias nos fatos então acabamos por remexer nos rascunhos, nos bate-papo, no fórum de dúvidas sobre o assunto em questão.
O impacto inicial que a defesa da síntese causou me vou mais de apavoramento mesmo, pois ao ler já logo pensei que não seria capaz de realizar. Com mais calma fui relendo a atividade, conversando com os colegas pelo MSN e mão a obra.
A minha primeira dúvida era sobre como defender assuntos que não estavam em meu portfólio, ou mesmo sobre o portfólio, que estava manuseando há tão pouco tempo e não tínhamos muito retorno se estávamos fazendo certo por parte dos tutores e professores. Eu ficava pensando será que posso defender uma idéia, mesmo sem saber se a coloquei certa?Comecei então a estudar meu portfólio e colocar o que achava que estava faltando, como base teórica para meus relatos. Ficou mais consistente.
Comecei então a escrever minhas idéias na síntese e pude perceber que durante este semestre minha principal aprendizagem tinha sido como colega e por mais que revirasse meu portfólio esta era aprendizagem mais marcante. Em um dos campos coloquei sobre a aula única de teatro em outro descrevi a atividade do Seminário Integrador III(Construção dos conceitos sobre evidência e argumentação). No campo das tecnologias coloquei a questão das discussões por MSN e e-mail e sobre uma pequena melhora nos fóruns.
A professora que ficou responsável por minha síntese inicial colocou que eu deveria escrever sobre as várias aprendizagens. Foi um problema para mim, como defender e argumentar sobre algo que não acreditava realmente?Simplesmente peguei algumas de minhas colocações do Portfólio e as transcrevi para a síntese, mas achei errado e agora com este espaço para reflexão estou podendo colocar o que penso.
Acredito que todas as aprendizagens são válidas e que quem sabe algo do que não usaremos hoje possamos aproveitar em um outro momento, mas que em uma banca onde teremos que defender nossa idéia, possa escolher qual aprendizagem foi mais marcante, como no memorial do primeiro semestre.
Não fiquei preocupada com a apresentação,pois nesta parte não tenho dificuldades e lá no momento da apresentação pude defender as idéias que mais me marcaram,foram evidentes em minha apresentação quais minhas aprendizagens mais significativas. Gostaria de poder contar com um pouco mais de tecnologia para amparar minha defesa, como Data-Show, por exemplo.
Espero que para este semestre possa estar mais segura nas minhas defesas e que consiga expressar em meu portfólio verdades sobre o que estou aprendendo, como pessoa, aluna e educadora.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Maria P. Bitelle realmente essa atividade leva a retomar a pesquisar e refletir as dúvidas os acertos e assim fazer um elo para a continuidade das caminhada. A sua reflexão é coerente argumentando as evidências e sugerindo melhoras no nível de discussões fóruns, demandando autonomia em suas reflexões e a coerência em sua defesa. Quanto ao seu desejo na exploração da tecnologia, não faltará oportunidade no decorrer do Curso. Sugerimos que continues registrando no seu portfólio as atividades e se possível for como aplica com seus alunos no dia-a-dia, que servirá para consultas posteriores. Na certeza de seu sucesso. Um grande abraço, Professora: Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV