domingo, 14 de junho de 2009

Atividade sobre o ensaio de Adorno!

A atividade consiste na leitura do ensaio do filósofo alemão Theodor Adorno (1903 - 1969) intitulado Educação após Auschwitz, que começa com a seguinte frase, expressão de um princípio moral: "Para a educação, a exigência que Auschwitz não se repita é primordial". É um texto que alinha moralidade, política e educação a partir deste evento terrível do século XX: o Holocausto.
Com base na leitura do texto de Adorno e diante da sua experiência docente no cotidiano escolar, desenvolva argumentos sobre a relação entre educação, civilização e barbárie.
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AUSCHWITZ, NUNCA MAIS!
"Para a educação, a exigência que Auschwitz não se repita é primordial". É um texto que alinha moralidade, política e educação a partir deste evento terrível do século XX: o Holocausto.”
Palavras chaves: educação, civilização e barbárie.
Após a leitura do texto EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ fiquei refletindo sobre o que seria “barbárie”, eis que deveria criar argumentos sobre este tema educação e civilização. Cito então que pesquisei e li que seria: “O termo "barbárie" tem, segundo o dicionário, dois significados distintos, mas ligados: "falta de civilização" e "crueldade de bárbaro”. (Michael Löwy). Como então ligar o termo com civilização e educação?
Minha escola de atuação encontra-se em uma comunidade extremamente carente e desprovida dos mínimos direitos de vida como alimentos, saneamento, saúde, empregos. Creio que com as palavras de Adorno no que se refere às crianças esteja correto:

“Crê-se que quanto mais bem forem tratadas as crianças, quanto menos forem negadas na infância, mais chances elas terão. Mas aqui também ameaçam ilusões. Crianças que nem desconfiam da crueldade e da dureza da vida são articularmente expostas à barbárie uma vez que deixam a sua proteção.”

Seria na escola o lugar de mostrar a estas crianças como ter uma visão crítica de sociedade para que quando encontrarem-se expostas a barbárie possam ter condições de dizer não a realizar novamente o ocorrido no Holocausto, pois ser civilizado significa em meu entendimento entender que não devemos cometer atos de atrocidade humana.
Hoje, na atualidade, não necessariamente saindo de nosso país, a Brasil, temos atos bárbaros que não seriam necessário estar ocorrendo, basta ligar a televisão e lá está, os mais variados tipos de violência.São questões sociais que estão ligadas diretamente na vida dos alunos de minha escola, sendo que em seu dia a dia vivenciam situações de horror.
A escola deve cumprir seu papel e mais do que transmitir conhecimentos deve educar para a vida, com capacidade de reflexão crítica e visão geral de mundo, incluo ai, o mundo em que vivem meus alunos. Exercer a cidadania para eles seria tentar modificar a vida que tem através da crítica pelas políticas públicas e participação efetiva na escolha de seus representantes. Cabe a nós educadores fazer com que as crianças de hoje permaneçam na escola de amanhã, para que através do estudo possam saber dizer não a uma nova “Auschwitz”, mas desta vez uma brasileira.

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