domingo, 4 de novembro de 2007

MEUS SONHOS!


"O princípe sem sonhos desejava ter um sonho para sonhar. E você, tem um sonho para sonhar? Como pretende atingí-lo? E no seu trabalho como professor(a) que movimentos você faz para fomentar a emergência dos sonhos dos seus alunos?"
Este foi o desafio proposto pela interdisciplina Ludicidade e Educação.
Eu ousei sonhar.São alguns de meus sonhos:
"Tenho sonhos como pessoa e educadora que gostaria que se transformassem em realidade. Gostaria de uma Escola parecida com a Escola da Ponte, de Portugal, onde os alunos são agentes de sua própria aprendizagem. Onde o professor media os alunos no processo de aprendizagem. Onde as salas de aula parecem com Laboratórios de Aprendizagem ou Brinquedoteca. Um sonho que tenho para meus alunos é que as desigualdades sócio-econômicas fossem menores e que eles vivessem em uma sociedade mais justa e humana. Como professora procuro fazer com que os alunos vejam mais do que os muros da Escola. E vamos sonhando juntos. Quem sabe um mestrado, doutorado na Educação, pois quando mais aprendo vejo o tão pouco que sei e quanto ainda tenho para aprender."(Recorte do Fórum dos Sonhos:27/10/2007 13:57:48 ,BITELLE)
O QUE ESTOU FAZENDO PARA QUE MEUS SONHOS TORNEM-SE REALIDADE?
"A colega Marta Lair no começo deste fórum colocou o provérbio\\\" um sonho sonhado por apenas uma pessoa, torna-se apenas um desejo. Mas um sonho sonhado por muitos, pode tornar-se realidade. \\”. Como educadora tinha um sonho que aos poucos vai se transformando em realidade, que é de transformar as salas de aula parecidas com Brinquedotecas, um ambiente bem lúdico, onde o aluno passa sentir prazer em aprender mais. Com o curso, PEAD,comecei a colocar minhas idéias para os colegas de uma educação mais transformadora.Com esta interdisciplina comecei a ter os aportes teóricos necessários para argumentar em minha escola. Uma das mudanças que estou empenhada em ajudar a realizar que vai trazer mais ludicidade não apenas aos meus alunos, mas a todos os alunos da Escola, é estender as turmas o nosso projeto Laboratório de Aprendizagem, isto é, levar pelo menos uma vez por semana os jogos e brincadeiras para a sala de aula e brincar com turmas inteiras e não apenas ficar restrito aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Estou ajudando a professora Laboratorista que possui a mesma visão na confecção de mais jogos e montando um projeto de sessões lúdicas por série. Claro que este projeto não ficará restrito a este ano letivo, pois temos pouco tempo de aula. O projeto será um ponto de partida para que professores vendo seus alunos estão aprendendo brincando possam começar a refletir sobre sua prática.O texto que a professora Valéria enviou-me por e-mail sobre Laboratório e que agora está disponível na biblioteca do ROODA contribuiu muito para este projeto,bem como os textos estudados no ambiente da aula.
Uma inspiração ao sonho:o sitehttp://www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar/O sonho vai se tornando realidade,primeiro em conversas,depois no papel como projeto e ainda em sonhos na prática."(Recorte do Fórum dos Sonhos 04/11/2007 17:20:46 ,BITELLE)

Nenhum comentário: