A proposta pedagógica de Temas Geradores apresentada por Paulo Freire rompeu com muitos paradigmas na esfera da educação. Para Freire o diálogo entre professores e alunos é fundamental, pois é através do diálogo, sendo este verdadeiro, que ocorre a aprendizagem e a libertação do homem.
Em suas palavras:
“Daí que, para esta concepção como prática da liberdade, a sua dialogicidade comece, não quando o educador-educando se encontra com os educando - educadores em uma situação pedagógica, mas antes, quando aquele se pergunta em torno do que vai dialogar com estes. Esta inquietação em torno do conteúdo do diálogo é a inquietação em torno do conteúdo programático da educação.”(FREIRE)
Compreendo que não podemos falar ou escrever sobre temas geradores sem antes termos uma noção que ensinamos e também aprendemos através do diálogo e principalmente da ação dialógica.
Uma ação pedagógica pensando em modificar a visão de mundo dos sujeitos pressupõe-se como uma ação em ensinar a pensar e este pensar será sobre a realidade em que os educandos estão inseridos. O tema não pode ser algo longe ou abstrato dos alunos, pois antes de lermos as palavras é necessário realizar uma leitura do mundo.
A palavra do educador deve estar voltada para a palavra do aluno, para que assim o aluno possa entender o que está sendo dito e mediante esta troca de saberes teremos cidadãos mais críticos e transformadores da sociedade.
Paulo Freire preocupava-se com as pessoas que estavam à margem da sociedade por não serem alfabetizadas e via na educação uma maneira de libertar estas pessoas.
Segundo Freire:
“Um trabalho verdadeiramente libertador é incompatível com esta prática. Através dele, o que se há de fazer é propor aos oprimidos os slogans dos opressores, como problema, proporcionando-se, assim, a sua expulsão de "dentro" dos oprimidos.”
Os temas geradores são relevantes dentro de nossa prática educadora principalmente em um mundo onde as desigualdades sociais estão presentes e faz-se necessário um viés, e que este seja através da educação libertadora, não apenas a libertação simples dos humanos, mas sim uma verdadeira libertação, pela educação, pela escola.
domingo, 22 de novembro de 2009
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Um comentário:
Oi Maria! Nessa postagem expressas as tuas reflexões sobre Temas Geradores. O que as leituras empreendidas nessa interdisciplina te levaram a pensar sobre a tua forma de trabalhar? Abraços querida...
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