A Escola enquanto instituição preocupa-se com a alfabetização como forma de levar ao aluno a decifrar o código escrito para que este passe de um ser analfabeto a alfabetizado.
As práticas de dominação de massas perpassem pelo ambiente escolar e isto é modelo de uma escola que prepara os discentes para uma formação voltada ao mundo do trabalho, para serem máquinas de produção e não donos das empresas.
Paulo Freire, com suas palavras sobre a educação emancipatória propiciou uma discussão sobre as questões de alfabetização para o contexto de estudo de muitos educadores.
O termo letramento é ainda pouco difundido em nosso meio, o de educadores. Pessoalmente escutei esta palavra há pouco tempo, em uma de minhas escolas de atuação.
O mundo letrado dos alunos que ingressam hoje nas instituições escolares é rico e muitas vezes não aproveitado como forma de alfabetização. Temos professores mal preparados e entidades pouco preocupadas com a qualificação destes profissionais ou com uma educação voltada para o desenvolvimento completo do ser humano.
Minha prática como educadora de alunos de EJA em muito entra em conflito com antigas visões teóricas de minha primeira formação. Para ensinar a ler e escrever teria como base nossa língua formal e literatura. Na prática não é bem assim, pois meus alunos trazem ricas experiências de vida e ao mesmo tempo as marcas de não terem tido oportunidade de estar na escola, devido às muitas desigualdades por que passam a maioria de nossos jovens e adultos que ainda não concluíram os estudos.
Como pensar em educação sem levar em consideração o meio circundante destes alunos? Impossível, poderia dizer. A EJA como prática educativa nos leva a ver que educar para a cidadania é possível, pois passamos de professores a mediadores de aprendizagem, onde ensinamos e também aprendemos a ver o mundo pelos olhos dos educandos.
domingo, 22 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá!!! Gostei muito da sua tua postagem. Fazes considerações sobre as tuas leituras , além de trazeres um link com a realidade na qual estás inserida. Bjs
Postar um comentário