Relatos do fórum da Interdisciplina de Linguagem que realizei depois de realmente aprender enquanto estava ensinando:
"Colegas, confesso que até a pouco tempo não havia entendido o texto sobre a consciência fonológica muito bem. Eu aprendi na prática.Na escola que trabalho pela manhã atuo no Laboratório de Aprendizgem (local destinado para trabalhar com os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem) e esta semana atendendo dois alunos do 2º ano do ensino fundamental de nove anos realizando um jogo de tabuleiro onde tinha letras e assim quando o aluno X tirava o dado que caia em alguma letra tinha que falar uma palavra com esta letra, então pedia também que escrevessem a palavra.Porém os alunos confundiam muito as letras e as letras que estavam faltando para escrever as palavras.Iniciei então uma intervenção falando o som das letras.Por exemplo, na hora do F , para escrever “faca” e não virar “vaca” tinha que fazer muitas vezes o som da letra e assim no caso de todas as outras.Percebi que para estes alunos era necessário trabalhar com a sonorização das letras e isto foi muito bom, pois aprendi muito e ensinando também."(MARIA PINTO BITELLE, NOVEMBRO DE 2009)
Muitas vezes na prática conseguimos estabelecer cognitivamente algo que lemos, foi o caso do texto sobre " Consciência fonológica"que logo que li e tive contato com este não havia absorvido muito bem como aquelas palavras poderiam auxiliar em melhorar a elaboração de meu plano de aula.
Um comentário:
Que legal essa tua postagem... aprendeu ensinando, aprendeu na prática com seus alunos, e não existe aprendizagem melhor! Parabéns! =)
Postar um comentário