Organizar os conhecimentos escolares com projetos de trabalho é uma proposta que possui como relevante as relações entre educando e educadores como espectadores do processo de aprendizagem.
Os temas escolhidos pelos alunos junto ao seu professor ou professores são significativos e os desdobramentos que um projeto tem como desafiador é que não há rigidez nos conteúdos, antes elaborados e listados como pré-requisitos apenas pelos professores. O motivo para aprender passa a ser agora objeto de organização conjunta entre alunos e professores desde a escolha da temática assim como o material pedagógico necessário para que cada vez mais se aprenda sobre a questão.
Um desafio ainda presente em minha prática e acredito que em muitos professores é como organizar os conhecimentos que iremos adquirir ou mesmo como mediar, qual a hora certa da intervenção. Nos vídeos assistidos e no texto lido na Interdisciplina de Didática para amparar o tema “Pedagogia de Projetos” temos uma gama de informações que podem nortear nosso trabalho docente.
Com as reflexões realizadas penso que com a pedagogia de projetos possamos proporcionar aos nossos alunos que aprendam de uma forma mais autônoma e crítica.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá! O primeiro passo foi dado, que é vontade de fazer, e conseguir ver os benefícios de uma atividade assim. Agora você precisa colocar em prática! A organização do conhecimento e a mediação certamente você vai tirar de letra! Tens alguma experiência com projetos para nos trazer? abraços
Postar um comentário