terça-feira, 21 de abril de 2009

POLÍTICAS PÚBLICAS!

Refletindo LEIS:

Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007.

Sobre o Caput do Art. 1o, onde está o apoio técnico em nossas escolas? Pelos relatos dos colegas no fórum da interdisciplina e por experiência em minha escola, temos apenas a boa vontade dos profissionais na educação destes estabelecimentos.

Nossos anseios são sobre a falta de preparo para recebermos alunos portadores com necessidades especiais em nossas turmas regulares de ensino. É simplesmente perfeita a redação que coloca o seguinte:

Art. 3o O Ministério da Educação prestará apoio técnico e financeiro às seguintes ações voltadas à oferta do atendimento educacional especializado, entre outras que atendam aos objetivos previstos neste Decreto:

II - formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado;

III - formação de gestores, educadores e demais profissionais da escola para a educação inclusiva;

Onde está a participação de nossas mantenedoras no cumprimento de um Decreto que regulamenta a Lei? Pelo que pude ler do referido documento este era para entrar em vigor na data de sua publicação.

As leis em nosso país são morosas, principalmente no que se refere à educação. Somos privilegiados com esta interdisciplina, pois estamos estudando e com certeza faremos a divulgação dos direitos de nossos colegas, educadores, das escolas, enfim de toda a comunidade escolar. Acredito que a informação que estamos recebendo já seja um grande passo para levarmos às escolas as reflexões sobre esta questão.

Vamos esperar por repasses até 2010 e no presente ficamos a mercê de torcer para que nenhum de nossos alunos com necessidades especiais precisem de recursos mais especializados que envolvam a questão financeira que ainda está por vir.

Entretanto até que consigamos multiplicar nossas aprendizagens e anseios dependemos apenas da boa vontade, que pelo que já percebi nos relatos de todos até o momento tem muita.

E como ficamos até que nossas mantenedoras resolvam aplicar a Lei?

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Maria parabéns por seu portfólio muito organizado, com registros importantíssimos e pertinentes com seu trabalho acadêmico e profissional.
Quanto ao registro do relato da uma aluna do EJA é muito interessante o trabalho realizado com os números, proporcionando aos alunos o resgate a credibilidade com matemática.
Obrigada por suas ricas postagens, contamos sempre com elas!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, Professional e acadêmica.
Um grande abraço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS