UMA NOVA VISÃO DE ENSINAR E APRENDERNeste início de ano letivo, na escola em que trabalho a noite, necessitei de utilizar alguns conhecimentos que obtive no curso do PEAD nos semestres anteriores. Fiquei então a refletir sobre o porquê de nos semestres anteriores aqueles conhecimentos para mim foram tão difíceis e no momento em que necessitei optei por engajar em meu planejamento de aula. Minhas aulas são com uma turma de EJA, Etapa III, com a área de ciências e matemática. Depois de conhecer um pouco a turma percebi que a mesma possui muitas dificuldades, em leitura, interpretação, produção textual e no básico da matemática, que são os números e suas quantidades.
Ao realizar o planejamento para tentar sanar as dificuldades dos alunos logo pensei em levar as propostas de aula das Interdisciplinas de Representação do Mundo Pelas Ciências Naturais e Representação do Mundo Pela Matemática. No ano anterior eu tentei aplicar com os alunos que dava aulas na mesma etapa e mesma área, mas não consegui, não alcancei os resultados esperados. Minha aprendizagem foi à mudança de prática, com aplicação da teoria estudada. Hoje tenho uma maior facilidade em levar atividades diferentes para os alunos, de forma que as ações entre mim e eles sejam consideradas conjuntas, o processo é mais dialogado e ao problematizar chegamos juntos a construção do conhecimento.
Com os conhecimentos adquiridos nas aulas do PEAD, pude ter uma maior segurança e perceber que minha “práxis” está estruturada de uma forma que é mais gratificante para mim e meus alunos.
Aprender a ensinar seria meu conhecimento novo, ou seja, refiz minha maneira de pensar sobre como dar aulas.
A sala de aula e o convívio com os alunos fizeram-se presentes para que buscasse alternativas para que ocorresse aprendizagem.
Durante o planejamento que realizei para levar aos alunos busquei nas aulas mencionadas acima o material necessário e procurei adaptar a realidade de meus alunos.
A ação principal para que minha prática mudasse foi o conflito em que fiquei ao perceber as peculiaridades dos alunos, suas dificuldades, sua vontade de aprender e minha vontade de ensinar.
Quando me deparei com quase quarenta alunos que em sua maioria necessitavam de alguém que realmente mediasse à aprendizagem, comecei a refletir profundamente, era necessário oferecer realmente aulas com qualidade. Senti que minhas aulas nos anos anteriores eram boas, mas que com os conhecimentos construídos nas aulas do PEAD poderiam ser bem melhores.
Quanto aos conhecimentos prévios para que minha prática se modificasse é importante ressaltar que só foi possível com a teoria que antes não tinha.
Como aluna universitária do PEAD tenho o privilégio de operar mudanças significativas em minha vida, nos aspectos pessoais e profissionais. Hoje posso dizer que tenho um pouco mais de qualidade em meu trabalho e que aprendo muito mais do que ensino, mas também ensino de uma forma mais dialogada e eficaz.
Creio que as palavras de Becker expressam o início de mudança em minha prática docente:
"O professor construirá, a cada dia, a sua docência dinamizando seu processo de aprender. Os alunos construirão, a cada dia, a sua discência, ensinando, aos colegas e ao professor, novas coisas. Mas, o que avança mesmo nesse processo é a condição prévia de todo aprender ou de todo conhecimento, isto é, a capacidade construída de, por um lado, apropriar-se criticamente da realidade física e/ou social e, por outro, de construir sempre mais e novos conhecimentos. (FERNANDO BECKER, Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos)"
terça-feira, 21 de abril de 2009
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