sexta-feira, 10 de abril de 2009

RELATO DE UMA AULA!

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II
- EIXO VI - 2009

Professora: SIMONE BICCA CHARCZUK
Aluno: Maria Pinto Bitelle
marbitpi@gmail.com
Data: 05|04|2009
AÇÃO
Trabalho com uma turma de EJA, etapa III, que corresponde à quinta série do ensino fundamental de oito anos com a área do conhecimento de ciências matemática.
Como os alunos desta turma está há muitos anos sem estudar e morrem de medo da matemática levei uma atividade que tinha o objetivo de colocar para os alunos que os números fazem parte de nosso cotidiano. Para a atividade os alunos foram divididos em grupos. Foi lançado para os grupos refletirem:
OS NÚMEROS EM NOSSA VIDA
• Onde há números em nossa vida?
• Para que vocês os usam?
Após o debate em grupo os alunos deveriam confeccionar cartazes com suas respostas.
Durante a realização da atividade os alunos usaram revistas para auxiliar nas respostas e notei que eles me chamavam nos grupos para colocar que utilizavam os números até nos textos. Um grupo colocou, quando me chamaram, que números não são só para as “continhas” .As poucos meus alunos foram chegando a conclusões muito importantes para eles mesmo, que os números na matemática fazem parte de nosso cotidiano.
No final da aula, após a apresentação dos grupos para o grande grupo, a turma chegou às conclusões:
Se os números fazem parte de nossa vida, a matemática é parte também e por isso é fácil.
Acredito que quando coloquei as questões para os alunos discutirem em grupos e quando eles começaram a pesquisar nas revistas para colocar em seus cartazes, os alunos interagiram com o material o que proporcionou ações deles com o meio. E no momento que chegavam as conclusões, era ações dos sujeitos sobre eles mesmo, trocando desta maneira a visão de que os números, que em grande parte representam a matemática, estão no nosso dia a dia tornando_se assim mais fácil para aprender. Reestruturando desta forma os preconceitos que os alunos tinham sobre o estudo da matemática.

ESTA ATIVIDADE ME PROPORCIONOU DEMONSTRAR QUE AS TEORIAS ESTUDADAS NO PEAD, PODEM SER APLICADAS NA PRÁTICA, DURANTE AS AULAS COM NOSSOS ALUNOS.

Nenhum comentário: