Para realizar a aula prática de Teatro realizei um planejamento prévio que norteou minha práxis:
TEMA: Corpo e Expressão
OBJETIVO GERAL:
Promover a liberação emocional e o auto-conhecimento nos alunos com o uso da improvisação, da criatividade e da livre expressão.
JUSTIFICATIVA:
A pretensão com este projeto é proporcionar aos alunos para que possam interagir uns com os outros, em situações do seu cotidiano, com uma abordagem lúdica para que ao realizar as atividades propostas possam refletir sobre suas ações no ambiente que vive com um trabalho dinâmico.
ATIVIDADES:
Estão descritas na postagem da aula prática.
APORTES TEÓRICOS PARA ESTE PLANEJAMENTO:
“O princípio dramático de personificação ou de atuação estará sempre presente, ou seja, o jogador se reportará, com o corpo e não apenas como tarefa mental, a uma ação que envolve a imaginação na expressão de uma circunstância, de um tempo ou de uma pessoa que estão ausentes e que serão presentificados pela ação.” (Icle, Gilberto -IMPROVISAÇÃO: da espontaneidade romântica ao “momento presente.)
“É preciso saber de forma clara e coerente os objetivos que se pretende alcançar e buscar os melhores caminhos para atingilos, tendo como princípio que o fazer teatral deve ser construído a partir das necessidades e desejos de todos os sujeitos envolvidos no processo.” (MÜLLER FUCHS, Ana Carolina-Formas de abordagem dramática na educação.)
“Mesmo nas atividades corporais, o aluno deliberadamente compõe um outro espaço e uma outra forma de estar no mundo, assumindo gestos e movimentos que não são do seu cotidiano.” (Cleusa Joceleia Machado-Aula de Teatro é Teatro?)
“Entretanto, é necessário assinalar que cabe ao professor de Teatro oferecer uma experiência na linguagem que articule, discuta e, sobretudo, permita ao aluno descobrir estes princípios imanentes da natureza teatral no próprio exercício da criação.” (Cleusa Joceleia Machado-Aula de Teatro é Teatro?).
CONCLUSÕES PESSOAIS:
Nem todo o planejado é realizado, pois os alunos participam tanto que as atividades ficam diferentes das planejadas com antecedência pela professora.
O aluno que nunca ri, está mostrando um grande sorriso.
Segundo Cleusa Joceleia Machado, “Em uma aula regular de Teatro, há exercícios de improvisação, jogos teatrais, jogos dramáticos ou trabalhos que envolvem o uso do corpo, como consciência corporal ou movimento expressivo.”. Com esta experiência pude comprovar a veracidade do que a autora coloca, pois o objetivo de desenvolver em meus alunos a livre expressão no início deste projeto foi alcançado.
Durante os anos que trabalho no magistério não poderia imaginar o quanto é importante trabalhar com os alunos nestes aspectos. Imaginava que teatro eram apenas as dramatizações de histórias que realizava com os alunos.
Pude perceber que com o jogo teatral os alunos expressam melhor seus sentimentos e que quando MÜLLER FUCHS escreve “Ou ainda, fazer de uma representação um momento ímpar de descobertas e aprendizagem para todos“,esta aprendizagem que a autora se refere está ligada aos alunos e na nova visão em minha prática como educadora.
Em minha visão teatro eram representações de cenas, histórias e vejo que a improvisação leva professor e alunos a desenvolverem a criatividade, expressão do corpo e auto conhecimento.
Conforme a fala de MÜLLER FUCHS,
“Jogo dramático e jogo teatral se mesclam da mesma forma que representação e brincadeira. Trabalhar de forma integrada é sempre mais enriquecedor do que fragmentar e isolar práticas pedagógicas.”
Realizamos a integração de Ludicidade e Música em nossas atividades. O que não relatei na descrição de minhas atividades é que após as atividades em sala de aula fomos para o pátio e brincamos de Passa-Passará, brincadeira escolhida por um grupo para realizar a foto. Com a integração das atividades os alunos ficaram mais interessados e participaram mais.
Achei importante colocar meu projeto de trabalho, pois com ele apresento a teoria que significativamente contribuiu para minha aprendizagem como educadora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário