domingo, 2 de maio de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA? MATEMÁTICA?

INTRODUZINDO CONCEITO DE SISTEMA DE MEDIDAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA!

Nesta terceira semana de estágio realizei uma atividade com os alunos que estes acharam muito interessante e pude observar neles o estágio do desenvolvimento cognitivo em que se encontram.
Iniciei a atividade na aula de Educação Física, a proposta de atividade foi à seguinte:
Atividades de Preparação para unidades de medida.
Na aula de Educação Física, as crianças desenharão um trajeto no chão do pátio da escola. Para medir o comprimento do caminho em palmos, polegares e pés. Observar e responder:

Qual foi a medida obtida?
Como você fez para saber?
Se você medisse esse mesmo trajeto utilizando um cabo de vassoura à medida do caminho traçado seria a mesma? Por quê?
Explique a sua resposta:

No lado do trajeto foi desenhada esta tabela para anotar as medidas:
PALMOS
POLEGARES
PÉS
VASSOURA

Os alunos nesta atividade demonstraram estar no estágio das operações concretas, pois cada vez que mediam para ver com qual maneira de medir utilizava mais tinham que comparar novamente e anotar na tabela para saber. Percebi que eles ainda trabalham com objetos, (material concreto) agora representados na tabela.

Nenhum comentário: