Com a leitura do texto “O menininho”, de Helen Buckley na Interdisciplina de Didática e os questionamentos proporcionados pela mesma sobre minha prática pedagógica, refleti sobre algumas perguntas que não deixo de colocar em meus trabalhos em todos os semestres que são:” "Que tipo de cidadão quero formar ou ajudar a formar?” O que ensino está ajudando a criar autonomia e capacidade crítica em meus alunos?”
Em certa Interdisciplina, no semestre anterior, uma tutora perguntou se já tenho a resposta a estas perguntas ou se estava sendo retórica, acredito que respondi, mas de uma forma muito superficial.
Hoje com as aulas de didática e a pergunta: “Que marcas da sua prática pedagógica você gostaria de deixar nos seus alunos?” Minha resposta foi:
”... Quero um aluno que tenha capacidade crítica frente ao mundo e com autonomia, aquele que fará a diferença na realidade que o circunda, pois trabalho em duas escolas, ambas em comunidades muito carentes. (BITELLE, 2009)”
A tutora fez-me o seguinte questionamento: “... Educar para a autonomia e capacidade crítica é uma bela marca. Como estás fazendo isso?” (Postado por CRISTIANE PELISOLLI CABRAL em 05/09/2009 18h32min)
Esta pergunta realmente foi muito feliz, pois agora vejo que não adianta somente colocar em meus textos a intenção, mas também as maneiras e as ações que estou utilizando para chegar a este desejo.
Minha resposta a tutora:
“Tutora Cristiane! Estou atuando em uma turma de EJA e procuro sempre disponibilizar mais de um material sobre qualquer tema trabalhado com os alunos, para que assim possamos debater e ver as diferenças e ter mais capacidade de autonomia. Preocupo-me, pois meus alunos são votantes e como tal tem a responsabilidade de escolher hoje no caos que está à política em nosso país, nossos representantes. Tenho levado muitos textos sobre cidadania e promovido debates, seminários, júris simulados, entrevistas, etc. (são vários assuntos, cidadania é um deles) Beijos Maria Pinto” (Postado por MARIA PINTO BITELLE em 06/09/2009 17h03min).
Vou continuar a pensar e tentar expressar mais minhas ações, minhas práticas e estou muito grata a tutora Cristiane da Interdisciplina de Didática por este questionamento.
4 comentários:
Ótimo Maria! Essa é a diferença entre teoria e prática. Não adianta somente colocar em seus textos a intenção, mas sim as maneiras e as ações que está utilizando para chegar ao seu objetivo. E por sua resposta percebi que está no caminho certo, está conseguindo encontrar respostas em suas reflexões. Abraços! Voltarei para continuarmos! ;D
Continue refletindo sobre suas práticas!!!
Olá! Não deixe de fazer suas postagens semanalmente para não acumular! Abraços querida! ;D
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