domingo, 28 de outubro de 2007

UMA NOVA VISÃO!

Grupo 5: 1. Marcos Schilling Martins 2. Maria Ivone Cardoso de Souza 3. Maria Luiza Nunes Barcellos 4. Maria Magdalena Schommer Amaro 5. Maria Pinto Bitelle 6. Maria Veronica Oliveira da Silva 7. Marília Valentina Astigarraga Kulmann 8. Marinês de Medeiros 9. Marinez de Andrade Pinto 10. Marly Bernardino Tristão

O debate sobre o filme Doze Homens e Uma Sentença levaram-me a refletir sobre muitas coisas além de contribuir para que construísse os conceitos de evidência e argumentação. Uma evidência de mudança que aconteceu comigo como colega é que passei a respeitar mais as opiniões de colegas que antes eu não havia realizado trabalhos em grupo, pois nos trabalhos que podemos escolher os participantes do grupo sempre escolhemos colegas que possuímos maior afinidade. É incrível, pois além de debatermos no fórum trocamos idéias por e-mail.
Durante o debate o grupo colocou idéias importantes sobre preconceito, desigualdades, o que é certo ou errado, foi enriquecedor.
Alguns recortes do fórum:

“... este filme mexeu com minha concepção do que é certo e do que é errado... As pessoas não têm uma preocupação real com as outras, somos individualistas... porque é muito simples e fácil apontar os erros dos outros, julgar e condenar, mas quando chega a nossa vez, aí o bicho pega.” (ASTIGARRAGA KULMANN, Marília Valentina).

“O filme nos mostrou a realidade que nos cerca e muitas vezes não vemos. É fácil acusar apontar o erro quando se esta do outro lado assim nos livramos do caso...”( ANDRADE PINTO,Marinez)

“O filme nos leva a refletir que nem sempre as evidências pesam sobre a decisão de alguém...” (CARDOSO DE SOUZA, Maria Ivone)

“... evidência é uma prova que não possa ser refutada, que não deixe margem para dúvidas. Argumentos são manifestações que usamos para tentar convencer alguém de que estamos certos naquele assunto que estamos defendendo.” (BITELLE, Maria)

“... assim como nós nesse momento estamos participando de um fórum falando sobre evidências e argumentos, utilizando exatamente esses artifícios para nos convencermos uns aos outros de que acreditamos ser isso ou aquilo... Da mesma forma se dá na sala de aula, quando temos que \\\” decidir\\\" se um aluno deve ou não ser reprovado...” (ASTIGARRAGA KULMANN, Marília Valentina).
Espero poder participar de mais grupos que não possa escolher com quem participar, para conhecer a opinião de outros colegas, para mim esta foi uma grande lição.

Nenhum comentário: