domingo, 28 de março de 2010

ESCOLA NOVA CONQUISTA!

Na preparação da página “Minha Escola” em meu Wiki de estágio reconheci muitos aspectos sobre a Escola em que trabalho os turnos da manhã, tarde e noite. Passo a maior parte de meu tempo neste local e ainda não tinha realizado uma ampla observação como a realizada para apresentar nesta página. Vejo que a estrutura de minha Escola deve melhorar muito, pois a demanda de alunos está cada vez maior e o espaço ficando restrito.
A comunidade que a escola está inserida é extremamente carente e com muitas necessidades. É conhecendo a história de vida desta população que a Escola pode atender seu objetivo que é de transformar a realidade através da educação.
Sem saneamento básico, como rede de esgoto ou asfalto estes moradores da Vila Nova Conquista, tiveram como prioridade em seu primeiro orçamento participativo a construção da Escola, tendo em vista que seus filhos tinham que caminhar mais de 6 km até a Escola mais próxima.
A Escola, construída em 1999, era pequena, anexa da Escola Municipal Santa Madalena, com apenas duas salas de aula, atendia aproximadamente 100 alunos, divididos nos turnos manhã, intermediário e tarde. Aos poucos os moradores foram conquistando a Escola e sua ampliação, sempre priorizando a educação de suas crianças.
A partir de 02 de janeiro de 2008 e conforme Parecer do Conselho Municipal de Educação no 01/2008, a Escola fica credenciada para implantação gradativa do Ensino Fundamental, neste ano de 1ª a 5ª série, em 2009 à 6ª série, em 2010 à 7ª série, em 2011 à 8ª série em 2012 à 9ª série.
Em 11 de julho de 2008, conforme Lei Municipal no 2.814, a Escola recebe denominação oficial de Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Conquista.

ESTÁGIO CURRICULAR! FINAL DE CURSO????

O desafio está lançado, iniciou o tão esperado estágio curricular, final de curso?????
Este início de semestre foi como esperado, tão ansiado e já com um pouco de quero mais, ainda não aprendi tudo, tenho que estudar mais.
Agora a professora que virou aluna universitária é também uma aluna e professora virtual. Relembro meu início de curso e vejo prazerosa em minhas memórias do PEAD aquela mulher que não sabia nem mexer no mouse do computador, tinha um medo terrível de estragar a máquina. Aprendi um pouco e sinto que a trilha ainda não está no fim e que muito quero ainda saber.
Para caracterizar a escola reli o PPP e vi que existe como Projeto Laboratório de Informática, mas na prática não. Por que não? Fico me perguntando.
Com o estágio vou tentar provocar em minha Escola a vontade de ligar os computadores que estão na Biblioteca, sem uso. Qual será a reação de todos diante desta iniciativa, ainda não sei, tenho que esperar para ver.
Para começar vou pesquisar no fundo do baú, da Interdisciplina de Tecnologias da Educação algum fundamento teórico para embasar minha prática com os alunos. Pensei em trabalhar com BLOG.

quinta-feira, 25 de março de 2010

MEU EU EDUCADORA!

Acredito ser interessante relatar um pouco sobre o ano letivo de 2009.
No ano de 2009 atuava em duas escolas. Em uma nos turnos da manhã e tarde, como secretária da escola e sem turma. A noite tinha um desdobramento de carga horária em outra escola, e atuando em uma turma de EJA.
Durante o ano de 2009 sentia que estava angustiada, pois estava aprendendo muito com as aulas do PEAD, mas não podia aplicar todo este novo conhecimento por não trabalhar como regente de classe em turmas de séries iniciais.
Quando aceitei a função de secretária em minha escola diurna, foi porque na ocasião nenhum colega em tinha domínio na área de informática e nem experiência com documentação escolar e eu tinha. Tudo que aprendia nas aulas do PEAD compartilhava com meus colegas e atuava no conselho escolar da Escola, mas não era isto que queria.
Realizava muitas atividades do PEAD com meus alunos da EJA e algumas com turmas emprestadas.
No recesso escolar em julho de 2009, resolvi depois de muito pensar em falar sobre meus anseios com a Diretora de minha escola diurna e também com a secretária de educação de meu município. Em fim consegui acertar minha vida profissional e trocar para minha verdadeira função, professora. Para que isto ocorresse em setembro de 2009, tive que trocar o turno da tarde para uma escola próxima a minha, onde tinha uma turma de alunos da 4ª série do ensino de nove anos que já haviam passado por cinco professoras, aceitei o desafio e fiquei assim: manhã em minha escola, mas não mais na secretária e sim atuando no projeto da Escola de Laboratório de Aprendizagem; pela tarde na escola próxima com minha turma; à noite em outra escola com turmas de EJA. Acredito que quando comecei a trabalhar novamente com alunos no desdobramento de carga horária em turmas de EJA, em 2008, que me senti novamente professora e então a partir de 2009 senti coragem de mudar e assumir meu eu educador novamente.
Fiquei muito integrada em minha escola da tarde. A parte discente e docente desta escola é muito acolhedora e neste ano de 2010 tenho os turnos da manhã, tarde e noite nesta.
No turno da manhã atuo no Projeto Biblioteca escolar, onde tenho contato direto com todas as turmas. No turno da tarde atuo com a turma de 5ª série do ensino fundamental de nove anos (minha turma para o estágio curricular) e a noite com as turmas de CEREJA da escola.
Sinto-me renovada e maravilhada, porque sei que as aulas do PEAD tiveram grande importância no meu lado profissional adormecido.

sábado, 20 de março de 2010

PEAD - 2010 - EIXO VIII

Neste início de semestre desejo que a família virtual de aprendizagem, PEAD, tenha um grande retorno.Vamos todos compartilhar e agir.
Nas falas do grande mestre Paulo Freire busquei um pouco de inspiração:

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)

Que depois de sete semestres estudando, teorizando,possamos colocar nossas palavras em práticas e com isto interferir na maneira de pensar e agir de nossos alunos. Sempre na busca de um mundo melhor e que este seja através da educação.



Beijos virtuais...