Esta semana tivemos que realizar um planejamento para um dia de aula na Interdisciplina de Linguagem. Reconheço que tive muita dificuldade, mesmo planejando há vários anos. Da mesma maneira pude planejar agora para minha turma de 4º ano (ensino fundamental de 9 anos) e publicar algo concreto, pois não precisei idealizar uma turma ou pedir emprestada uma turma. Vou explicar melhor. Até o mês de setembro deste ano na escola que trabalho de dia não tinha uma turma e trabalhava na função de secretaria, isto já estava fazendo 3 anos.A noite trabalho em outra escola,com uma turma de EJA ( Etapa III,que corresponde a 5ª série do ensino fundamental de 8 anos) com a disciplina de Matemática.Estava me sentindo muito frustrada e pedi para a Secretaria de Educação que gostaria de trocar de função, mesmo que em outra escola, queria dar aulas, isto foi no mês de agosto quando retornamos do recesso escolar.Depois de algum tempo consegui o que queria e agora estou dando aulas para a turma 46. Estou com isto me sentindo novamente professora. Agora posso aplicar o que estou aprendendo no PEAD e que antes ficava sufocado dentro de mim, minha prática está melhor e meu eu pessoa também, pois os alunos nos trazem uma energia muito boa.
Voltando ao planejamento, escolhi para trabalhar com meus alunos sobre o tema Cultura e Diversidade e como motivação vou utilizar o livro “PRINCESA VIOLETA” de Veralinda Menezes, 2006. Acredito que esta aula é apenas o início de um projeto, pois como sou nova na escola e com a turma estava um pouco perdida na questão do planejamento. O módulo 4 - olhar sobre a experiência docente da Interdisciplina de Linguagem está me auxiliando muito, pois com os textos posso ver a importância do planejar e para quem planejar.
domingo, 25 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Maria! Mesmo planejando há muitos anos comentou que teve dificuldade em fazer os planejamentos da disciplina e de sua nova turma. Qual foi sua maior dificuldade? Em quais aspectos está tendo dificuldades? Volto para continuarmos... Bjs
Tutora Patricia!
A maior dificuldade foi seguir os passos que a professora da Interdisciplina de Linguagem pediu na atividade!Na aula presencial de ontem, 27/10, já consegui tirar muitas dúvidas.
O PA, também está sendo uma dificuldade, pois tentei fazer alguns ensaios com minha turma de pequenos e ainda não consegui muita coisa. Com minha turma de EJA, já é prática trabalhar com PA.
Vou tentando... estou adorando esta volta a trabalhar com crianças...acredito que isto já seja um bom começo.
Beijos
Postar um comentário