segunda-feira, 23 de agosto de 2010

INICIANDO O TCC!!!

INICIANDO O TCC

"Proposta de Investigação para o TCC:

Com a utilização do Laboratório de informática para minhas aulas do estágio curricular ocorreram muitas mudanças. Alguns colegas passaram a fazer cursos para também poder utilizar o espaço. Estamos pensando, enquanto grupo, em comprar um Projetor Multimídia. A biblioteca foi reformada para receber mais computadores.

As diferentes mídias farão parte do processo de inclusão em minha escola e me interesso em pesquisar sobre este tema, realizando uma análise mais profunda sobre estas mídias nas relações dos profissionais e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Perguntas que ficam no meu pensamento quanto a este assunto:

Como as TICS podem auxiliar na proposta pedagógica da Escola?

Como incluir os meus colegas professores digitalmente?

Será que os colegas vão utilizar esta tecnologia como recurso para sua área, ou só por levar os alunos para passar o tempo?

Como programar aulas com um laboratório de informática bem equipado? (RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR, MARIA PINTO BITELLE, 2010, p. 24) "



Esta foi à proposta para investigação de meu trabalho de conclusão do curso de Pedagogia. O estágio chegou ao final, mas suas marcas foram profundas. Hoje na Escola continuo utilizando as tecnologias em minhas aulas, com meus alunos da turma 56. Com esta inovação em muitas ocasiões meus colegas pedem ajuda com dicas de apoio pedagógico utilizando o conhecimento que possuo em mídias na educação.

Neste momento, na Escola estamos enfrentando um problema de violência muito grande. Os alunos do turno da manhã, principalmente os de 5ª série do ensino fundamental de oito anos, reúnem-se em grupos, que eles chamam de “gangue” e cometem atos de bullying,o que ocasionou motivo de conversas entre o grupo docente.

Outro grave problema é que estes alunos são oriundos em sua maioria de famílias onde a drogatização é muito presente e este fato está chegando à escola. Esta semana foi chamado um grupo da Brigada Militar para que conversasse com um grupo específico de alunos e em sua palestra pudesse orientar melhor os alunos.

No turno da manhã trabalho como bibliotecária e até pouco tempo estava substituindo a professora de inglês, que estava vago em nosso quadro. Como tenho um bom relacionamento com os alunos, fui chamada para esta reunião e convidada a realizar um trabalho de prevenção ao bowling e as drogas. São 15 alunos, todos meninos.

Em minha turma de estágio curricular passo por situações parecidas com as que estes alunos enfrentam. Vejo que como sou apenas eu trabalhando com projetos com meus alunos, consigo resolver ou amenizar muitos. Já ouvi muitas colocações como, por exemplo:--- Como tu estas conseguindo estes milagres com o aluno X ou Y? Não são milagres, é um trabalho de amor e respeito mútuo que tenho com meus alunos. É uma prática voltada para a realidade deles e com a participação efetiva deles. Nas turmas de 5ª serie no qual estes alunos estão eles tem seis professores diferentes e acredito estarem perdidos.

Minha intenção de pesquisar as vantagens do uso da tecnologia na Escola está contemplada, mas de uma forma diferente, acredito que mais direcionada na ajuda da mudança de comportamento de alunos em uma escola localizada em uma comunidade extremamente carente e com isto é necessário ter uma visão voltada para a Educação popular. Como nos coloca Becker:

"Pensamos, por isso, que o movimento próprio do processo de construção do conhecimento deve impregnar a sala de aula, em particular, e o sistema educacional, em Geral. A sala de aula deve ser inserida na História e no espaço social. O compromisso da Escola deve ser o de construir o novo, superando o arcaico, e não o de repetir, interminavelmente, o antigo."(BECKER, 1992, p. 6)

A pretensão de utilizar a tecnologia para trabalhar este tema se torna forte, pois nos dias de hoje o espaço educacional deve propor a seus alunos maneiras diferente de integração na realidade. Estou elaborando um projeto para trabalhar com eles e fiquei pensando:

Como a tecnologia pode ajudar a combater a violência e as drogas na Escola?

Neste projeto vou ter contado com estes alunos por 2 horas ao dia, os cinco dias da semana. No dia 23 de agosto vou ter meu primeiro contato. Quero escutar as idéias que eles trazem e propor algumas. Nossos encontros serão na biblioteca da escola, que é onde ficam os computadores.

Em curto prazo foi pensado na reunião que a Direção e a Brigada tiveram com estes alunos que pesquisem sobre o assunto e apresentem para a Escola no dia 1° de setembro. Eu tendo poucos dias vou elaborar este trabalho como disparador de minha pesquisa e nominá-lo como “acolhimento”, “integração”, “conhecimento”, não sei ainda.

Penso em preparar material com a tecnologia: como pesquisa na internet, músicas, filmes de “esquetes” que eles mesmos podem criar e gravar, blog, slides, banner. Tenho como base para este começo as palavras do professor Moran:

"É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. {...} Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las da forma mais abrangente possível."(Moran, 2007)

Como abranger de forma possível este tema que hoje está tão em pauta e com a utilização da tecnologia? Será realmente possível? Os alunos terão uma mudança e evolução em seu comportamento, não apenas de forma superficial, mas de maneira a transformar a realidade?


REFERÊNCIAS:

MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm - Acessado em: 22/08/2010.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf Acessado em: 22/08/201

sábado, 14 de agosto de 2010

EIXO IX

Mais um semestre, para nós o último do curso do PEAD. Não vejo como o fim, mas o início de um grande sonho que está se transformando em realidade.
Com as palavras do grande FREIRE me inspiro neste semestre:



"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria"

Paulo Freire


SUCESSO A TODOS NÓS NA CONCLUSÃO DESTA ETAPA!
BEIJOS VIRTUAIS!